Morreu o último “triângulo rosa”

Morreu no dia 3 passado o último dos “triângulos rosas” (como eram conhecidos os homossexuais internados nos campos de concentração nazistas pelo fato de serem homossexuais).

Rudolf Brazda viveu até os 98 anos em Bantzenheim, no leste da França (nasceu na Saxônia). Ele se deu conta de sua homossexualidade como uma “disposição natural” que aceitou normalmente, “consciente de ter tido a sorte de ter ao seu lado um companheiro” (Edouard Mayer, com quem viveu por mais de 50 anos, e que morreu em 2003), conforme mesmo disse em certa ocasião. Em 1937, foi condenado a seis meses de prisão por participar de “uma orgia entre homens” e, mais tarde, foi expulso e levado à então Checoslováquia. Neste país, foi novamente julgado e condenado a 14 meses de detenção pelo mesmo fato. Após cumprir a pena, Brazda foi deportado a Buchenwald por ser considerado reincidente. Sobreviveu a 32 meses de maus tratos e humilhações graças a sua amizade com um chefe comunista e “um pouco mais de sorte que os outros”. No local, do qual foi libertado em abril de 1945, foi obrigado a usar um triângulo rosa, símbolo que estigmatizava os homossexuais.

rosaO drama dos triângulos rosas permaneceu desconhecido até 1980, quando foram publicados livros, rodados filmes e encenadas peças de teatro que discutiam a questão.

Brazda saiu do anonimato em 2008, quando a Alemanha inaugurou um monumento para homenagear os triângulos rosas e anunciou que apenas uma testemunha do horror permanecia viva. Um mês depois foi o convidado de honra da Parada Gay de Berlim. Com uma camisa rosa, depositou uma flor diante do novo memorial na presença do prefeito Klaus Wowerei, também homossexual. Escreveu a biografia Triângulo rosa – Um homossexual no campo de concentração nazista.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s